Seja bem-vindo

Seja bem-vindo ao Blog do Parque Estadual da Serra do Cabral.

Ajude-nos a proteger este patrimônio!!!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

250 - Governo de Minas cria Área de Proteção Ambiental no Mucuri

Com a APA, IEF ultrapassa em 333% meta de criação de áreas protegidas.

O Governo do Estado de Minas Gerais criou, por meio da Semad/IEF, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Alto do Mucuri, localizada nos municípios de Caraí, Catuji, Itaipé, Ladainha, Novo Cruzeiro, Malacachete, Poté e Teófilo Otoni. O decreto foi publicado no último sábado (31/12) e a unidade de conservação de uso sustentável possui uma área de 325.148,883 hectares. Tem como objetivos proteger e recuperar a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, os solos, a fauna e a flora, além de promover a recuperação das áreas degradadas, a conectividade entre fragmentos florestais e atividades econômicas compatíveis com a qualidade ambiental desejável para a região.

“A conservação do meio ambiente só é possível com a participação efetiva da sociedade e, nesse âmbito, o Governo de Minas enxerga as Unidades de Conservação de Uso Sustentável, especialmente as APAs, como um importante mecanismo de gestão do território e promoção da sustentabilidade.”, frisou o governador de Minas Gerais Antônio Augusto Anastasia.

Com a criação da APA do Alto do Mucuri a meta de criação de 80 mil hectares em 2011 superou todas as expectativas, alcançando um total de 346.452,33 hectares de áreas protegidas – 333% acima do pactuado. Minas Gerais possui hoje 285 Unidades de Conservação somando um total de 3.041.136,88 milhões de hectares protegidos.

"A APA do Alto Mucuri contribui para a conservação de uma das regiões com maior cobertura vegetal nativa do Bioma da Mata Atlântica no Estado de Minas Gerais. Colabora, também, de forma decisiva para a preservação dos recursos hídricos na região", destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães.

Ganho sem dimensão

Para a Diretora do Instituto Mucuri – Movimento Pró Rio Todos os Santos, Alice de Faria Lorentz Godinho, a criação da APA do Alto Mucuri representa para a região um ganho sem dimensão de avaliação. “Temos muita água no Mucuri, mas se não mudarmos o comportamento e cuidarmos da preservação dos recursos hídricos na região, teremos falta de água em muitos municípios”, disse.

A Diretora do Instituto ressaltou também que a criação da APA vai contribuir para que sociedade civil, empresários e governo trabalhem em parceria, com o objetivo de atrair para a região o desenvolvimento sustentável tão esperado. “Essa Área de Preservação Ambiental é a realização de um sonho, trabalhado há tempos por nós e alcançado com muita luta, mas que traz uma gratificação muito grande”, comemorou.

Além da APA do Alto do Mucuri, em 2011, foram criados também os Parques Estaduais Paracatu e Mata do Limoeiro, o Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata, o Monumento Natural Estadual da Várzea do Lageado e Serra do Raio e cerca de 700 hectares de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). A implantação e administração da APA, bem como das Unidades de Conservação Estaduais compete ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), entidade que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Ascom/Sisema

Um comentário: