Seja bem-vindo

Seja bem-vindo ao Blog do Parque Estadual da Serra do Cabral.

Ajude-nos a proteger este patrimônio!!!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

249 - IEF lança Atlas da fauna em unidades de conservação


O primeiro volume do ‘Atlas da Fauna em Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais’ aborda com detalhes a ocorrência das diferentes espécies de mamíferos nessas áreas. O trabalho foi editado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), e está disponível no site da instituição (www.ief.mg.gov.br).

Na obra, executada pela equipe da Diretoria de Pesquisa e Proteção a Biodiversidade, estão presentes mapas e informações sobre a presença de mamíferos nas regiões. Além disso, traz uma avaliação do estado atual das pesquisas e estudo sobre a ocorrência de espécies nas Unidades de Conservação.

Durante a produção do Atlas foram compilados dados de diversas fontes disponíveis, como publicações científicas, planos de manejo, planos de ação, livro vermelho de espécies ameaçadas de extinção e relatórios técnicos. Em 2012 será elaborado o segundo volume do Atlas, enfocado a presença de vertebrados nas unidades de conservação.

Segundo a gerente de Proteção à Fauna, Flora e Bioprospecção do IEF, Sônia Aparecida Cordebelle de Almeida, o trabalho é uma ferramenta para que a sociedade faça uma análise profunda sobre a riqueza de espécies presentes nas unidades de conservação estaduais. “Os dados reunidos no Atlas contribuem para o diagnóstico e o enfrentamento dos desafios que encontramos na proteção da biodiversidade”, afirma.

Sônia observa que qualquer ação efetiva para conservação da biodiversidade requer conhecimento sobre os alvos de proteção e são fundamentais para elaborar políticas públicas de proteção da biodiversidade. “Estudos sobre locais específicos subsidiam a tomada de decisão, que no trabalho de conservação da natureza, tem efeito em escala regional”, finaliza.

Atlas da Fauna em Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais – volume I Mastofauna

A inexistência de sistemas informatizados e banco de dados que permitam reunir informações a respeito da distribuição da fauna no estado de Minas Gerais dificultam ações de conservação e preservação dos animais silvestres. Sabe-se que a informação existe para diversas áreas do Estado, todavia é dispersa e, muitas vezes, encontra-se apenas em meio impresso.

A Gerência de Proteção à Fauna, Flora e Bioprospecção do Instituto Estadual de Florestas iniciou um trabalho de compilação dos dados das diversas fontes disponíveis, como publicações científicas, planos de manejo, planos de ação, livro vermelho de espécies ameaçadas de extinção e relatórios técnicos, processadas no software ArcGis, que resultou em um interessante ponto de partida sobre a distribuição das espécies no Estado.

Em continuidade ao levantamento dos vertebrados em Unidades de Conservação, em 2012 será elaborado o segundo volume do Atlas. O primeiro passo foi dado, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

Atlas da Fauna em Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais –Volume 1 Mastofauna - PARTE 1
Atlas da Fauna em Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais –Volume 1 Mastofauna - PARTE 2

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário