Seja bem-vindo

Seja bem-vindo ao Blog do Parque Estadual da Serra do Cabral.

Ajude-nos a proteger este patrimônio!!!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

331 - Suspeito de causar incêndio florestal é detido

Um suspeito de causar incêndio florestal em área próxima à Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em direção à cidade de Santa Luzia, foi detido em flagrante pela Polícia Militar de Meio Ambiente na manhã desta segunda-feira (08/07).

Segundo os militares responsáveis pela abordagem, o suspeito foi apreendido ateando fogo na mata com um isqueiro e conduzido para a delegacia onde prestará depoimento. De acordo com o previsto no Artigo 41 da Lei Federal 9.605/98 e no anexo III do Artigo 86 do Decreto Estadual 44.844/2008, provocar incêndio florestal caracteriza-se crime ambiental.

Segundo estudos realizados pela Semad, umas das principais causas de incêndios florestais nas unidades de conservação são fogueiras utilizadas e abandonadas sem os devidos cuidados, incendiarismo motivados por vingança ou para ocultar e acobertar crimes ou por mero vandalismo. Outra causa são fumantes que lançam pontas de cigarros e fósforo na vegetação seca, nos limites das áreas das unidades.

PE Serra Verde – No último final de semana ocorreram no Parque Estadual Serra Verde três incêndios florestais, sendo o mais preocupante no domingo (07/07). O incêndio foi detectado por volta das 16h00 e controlado com a ajuda de uma aeronave e 26 brigadistas, entre bombeiros militares, brigadistas voluntários e funcionários do parque. Suspeita-se que o incêndio tenha sido criminoso. As causas serão investigadas.

O Parque Estadual Serra Verde está localizado em Belo Horizonte e possui uma área de 142 hectares, sendo o segundo maior parque da capital. O Parque tem grande importância na conservação dos recursos naturais da região, abrigando diversas nascentes, sendo fundamental para a manutenção do sistema de lagoas que a região possui, além de fazer parte da cabeceira do Córrego Isidoro.

O Parque é, ainda, um importante fragmento de área verde na malha urbana da cidade, o que proporciona melhor qualidade de vida à população, além de servir como refúgio e local de alimentação e reprodução de espécies nativas.

Um comentário:

  1. Acessem no Google. Queimadas no Brasil: Causa real nas rodovias.Ou acessem o link abaixo e vejam no dia 09 de maio de 2013 no programa ''NA ESTRADA'' da Rádio Band- SP, no segundo bloco aos 06 minutos, minha entrevista, sobre­: Queimadas no Brasil: Causa real nas rodovias.Envio tb outro link da cartilha do DNIT da BR050, citando a referencia sobre a causa de queimadas indicada por mim.(Escapamentos de veículos pesado movido a diesel).

    http://radiobandeirantes.band.uol.com.br/conteudo.asp?PDT=65

    http://br050.com.br/pdf/cartilha.pdf

    Edmar. Itabira. MG - 31-97224529

    ResponderExcluir