Seja bem-vindo

Seja bem-vindo ao Blog do Parque Estadual da Serra do Cabral.

Ajude-nos a proteger este patrimônio!!!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

258 - Amda manifesta preocupação com prevenção a incêndios florestais em 2012

A chuva ainda não parou, mas a Amda já está preocupada com os incêndios, que em 2011 destruíram milhares de hectares de vegetação nativa e mataram grande quantidade de animais silvestres em Minas Gerais. A intensidade do fogo levou o governo do Estado a elaborar o Plano de Combate para 2012, tendo o Secretário de Meio Ambiente, Adriano Magalhães, anunciado que o governador Antônio Augusto Anastasia deu instruções para que sejam liberados todos os recursos necessários à adoção de medidas para impedir o mesmo desastre ambiental do ano passado.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com participação da sociedade em workshop realizado em novembro, elaborou o Plano, cujo conteúdo final não foi ainda divulgado. Segundo informações da mesma, ele será lançado em março, ainda sem data definida.

Em 2011, a demora na liberação de recursos para construção de aceiros nas Unidades de Conservação (UCs) foi muito criticada pelos ambientalistas, pois sua execução não acontece de um dia para outro. Os aceiros, quando bem feitos e associados a outras medidas, como agilidade no combate e facilidade para utilização de água nas bombas costais, podem ser cruciais para impedir o avanço do fogo.

A fragilidade da estrutura do Parque do Rola Moça, uma das UCs mais castigada pelos incêndios, foi responsável por isso. O incêndio que destruiu quase 90% de sua vegetação natural em 2011 poderia ter sido contido na rodovia que o atravessa, ligando a BR-040 à localidade de Casa Branca, em Brumadinho, se houvesse carros pipas disponíveis. O fogo saltou a estrada e se espalhou pela área do Parque que fica de seu outro lado.

"Tememos que o governo não consiga cumprir a promessa de que em 2012 não enfrentaremos a mesma situação, pois boa parte das medidas que têm de ser adotadas deveriam se iniciar a curto prazo. A elaboração do Plano foi uma ótima iniciativa, mas tem de sair do papel”, diz a superintendente executiva da Amda, Dalce Ricas.

A investigação pela Polícia Civil sobre responsáveis por diversos incêndios que aconteceram em 2011, também prometida pela Semad, foi cobrada pela entidade. No entanto, até agora, não houve resposta concreta a respeito das medidas a serem tomadas e prazos para tanto.

“Para nós, isto é um mau sinal. Não é fácil descobrir incendiários. Mas a investigação é importante, até para que saibam que poderão ser punidos se provada sua culpa. Sabemos que, em alguns dos incêndios que aconteceram, existem evidências que poderiam permitir descobrir seus autores”, afirma a superintendente.

A Amda alerta que, se em 2012 os incêndios se repetirem na mesma intensidade do ano passado, o Parque do Rola Moça, por exemplo, e áreas ambientalmente importantes em seu entorno, poderão sofrer danos irreversíveis. “O processo de reação da natureza em áreas de topografias íngremes como nessa unidade de conservação, onde o solo é muito pobre, mal começou. Se houver novo incêndio, será o fechamento da catástrofe de 2011”, alerta Dalce Ricas.

A entidade, por meio de recursos de compensação florestal da V&M Mineração e de projeto voluntário de neutralização de emissão de gases causadores de Efeito Estufa da Samarco, está plantando 30 hectares de mudas no Rola Moça e em área próxima ao mesmo. Esta medida é fundamental ao trabalho de recuperação do Parque e à existência de corredores ecológicos, com espécies florestais nativas do mesmo.

Para mais informações: (31) 3291 0661

Nenhum comentário:

Postar um comentário