Seja bem-vindo

Seja bem-vindo ao Blog do Parque Estadual da Serra do Cabral.

Ajude-nos a proteger este patrimônio!!!

domingo, 13 de março de 2011

145 - INFORMATIVO MENSAL SOBRE PROJETOS DE PESQUISAS AUTORIZADAS NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO IEF

Encaminhamos o segundo Informativo sobre pesquisas, referente ao mês de fevereiro. Somando as autorizações de janeiro e fevereiro de 2011 já são 14 novos projetos em andamento.

Conheça abaixo os novos projetos autorizados.

Para outras informações que se fizerem necessários, consultar o site: http://www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/pesquisa-cientifica-em-unidades-de-conservacao  ou contactar a Gerência de Projetos e Pesquisas.

PROJETOS DE PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO, AUTORIZADOS NO MÊS DE FEVEREIRO DE 2011, NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO IEF

1) Monitoramento em tempo real da qualidade das águas da lagoa Dom Helvécio, Parque Estadual Rio Doce, MG. Desenvolvido no Parque Estadual Rio Doce, por Maria Margarida Granate Sá e Melo Marques da UFMG. Licença: UC: 004/11.

2) Transferências de matéria, evolução das formações superficiais, e vulnerabilidade ambiental das paisagens no planalto de diamantina (Parque estadual do Biribiri - Serra do Espinhaço - MG). Desenvolvido no Parque Estadual do Biribiri, por Guilherme Taison Bueno da PUC – Minas. Licença: UC: 005/11.

3) Morfoanatomia do eixo vegetativo aéreo de Smilax Pilosa Andreata e Leonis E S. Muscosa Tol. (smilacaceae). Desenvolvido no Parque Estadual Serra do Brigadeiro, por Antonio de Oliveira Dias Neto e Cecília Gonçalves da Costa do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico. Licença: UC: 015/11.

4) Revisão Taxonômica e avaliação morfoanatômica do complexo Tillandsia streptocarpa Baker (Bromeliaceae). Desenvolvido nos Parques Estaduais Rio Preto, Parque Estadual Grão Mogol, Parque Estadual da Baleia, Parque Estadual Pico do Itambé, Parque Estadual Biribiri, Parque Estadual Serra Negra, Parque Estadual Serra Nova, Parque Estadual Serra do Intendente, Parque Estadual Lapa Grande, Parque Estadual, Serra de Ouro Branco, e Parque Estadual Ibitipoca, por Bruno Paixão e Claudio Coelho de Paula da UFV. Licença: COL: 016/11 A 026/11.

5) Levantamento Florístico das espécies de Xyridaceae (C. Agardh) ocorrentes na Serra do Cabral, Minas Gerais Brasil. Desenvolvido no Parque Estadual Serra do Cabral, por Juliana dos Santos e Maria das Graças Lapa Wanderley do Instituto de Botânica de SP. Licença: COL: 027/11.

6) Riqueza e Abundância de Falconiformes no Parque Estadual Veredas do Peruaçu. Desenvolvido no Parque Estadual Veredas do Peruaçu, por Carlos Eduardo Ribas Tameirão Benfica da SOS FALCONIFORMES. Licença: UC: 006/11.

7) Análise Filogenética de Vriesea Lindley (bromeliaceae: Tilandsioideae) baseados em dados morfológicos e moleculares. Desenvolvido no Parque Estadual Rio Doce, por Janaína Gomes da Silva e Andrea Ferreira da Costa do Museu Nacional – UFRJ. Licença: COL: 028/11.

8) Biodiversidade de vespas sociais (Hymenoptera: Vespidae) da Mata Atlântica em Minas Gerais e extração do veneno de Polistes carnifex. Desenvolvido no Parque Estadual Rio Doce e Parque Estadual Serra do Brigadeiro, por Marcos Magalhães de Souza da UFV. Licença: UC: 007/11 e UC: 008/11.

9) Planejamento turístico em unidade de conservação: Estudo de caso do plano de manejo do Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Desenvolvido no Parque Estadual Serra do Rola Moça, por Mayara de Oliveira Moreira e Kerley dos Santos Alves da UFOP. Licença: UC: 009/11.

10) Análise cladística e biogeografica de Sympetrinae Tilltard, 1917 com ênfase no grupo com armadura femoral especializada: os gêneros Acisoma Rambur, 1842, Cyanothemis ris, 1945, Erythemis hanger, 1861. Rhodopygia kirby, 1889 e Rhodothemis ris, 1909 (Insecta: Odonata: Libellulidae). Desenvolvido no Parque Estadual Rio Doce por Ângelo Parise Pinto do Muzeu de Ciências Naturais da USP. Licença: UC: 010/11.

11) Caracterização da fauna ixodológica e verificação da presença dde riquétsas na hemolinfa de carrapatos na área de preservação ambiental Serra São José, Minas Gerais Brasil. Desenvolvido na APA Serra São José, por André Flávio Soares Ferreira Rodrigues da Universidade Federal de São João Del Rey. Licença: UC: 011/11.

12) Perfil da demanda e análise da satisfação do visitante do Parque Estadual do Biribiri. Desenvolvido no Parque Estadual do Biribiri, por Cleber Aparecido Nunes, da UFVJM. Licença: UC: 012/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário