Seja bem-vindo

Seja bem-vindo ao Blog do Parque Estadual da Serra do Cabral.

Ajude-nos a proteger este patrimônio!!!

sábado, 18 de dezembro de 2010

112 - IEF inaugura receptivo turístico na Gruta Rei do Mato

Aconteceu na sexta-feira, dia 17 de dezembro, a inauguração das Obras do Receptivo Turístico do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato (MNEGRM). Uma das UC´s mais visitadas de Minas, com 25 mil visitantes/ano, o Monumento Natural passou por um processo de reestruturação no primeiro semestre de 2010.

Após o processo de reestruturação, iniciado no primeiro semestre de 2010, o espaço contará com mini auditório, com capacidade para 120 pessoas, uma sala de exposição permanente, área de exposições livres, nova bilheteria, lanchonete, apoio administrativo, banheiros, sala de primeiros socorros e brigada de incêndio.

As obras, orçadas em aproximadamente R$ 2,5 milhões, são realizadas por meio de recurso do governo do Estado através do Instituto Estadual das Florestas, a Gruta Rei do Mato já conta também com um novo sistema de iluminação, uma iluminação fria, de Leds, que não causa um impacto para a cavidade natural. As reformas foram feitas como objetivo de melhorar o atendimento do público e propiciar a conservação de um dos monumentos turísticos mais importantes da cidade e da região.
 
 “Além de permitir um melhor atendimento aos visitantes, a nova estrutura vai possibilitar um bom trabalho de educação ambiental e conscientização, reforçando a importância de se preservar o sistema cárstico, e um trabalho de integração com a comunidade do entorno”, ressaltou a gerente da Unidade de Conservação, Patricia Reis Pereira. Ela destacou, ainda, o novo sistema de iluminação da gruta, em funcionamento desde julho de 2010, que conta com iluminação fria, de LED (sigla em inglês para diodos emissores de luz) que não causa impacto para a cavidade natural.

A Gruta Rei do Mato se tornou Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral em 25 de agosto de 2009, por meio da Lei nº 18.348. A gerência e a administração da Unidade ficam sob a responsabilidade do IEF e a gestão do atrativo “Gruta Rei do Mato”, da Seltur – Sete Lagoas Turismo, Lazer e Cultura S/A. A Gruta também está inserida na Rota Lund, projeto do Governo de Minas de criar um circuito turístico pela região cárstica do entorno da capital, formado também pelas grutas Lapinha, em Lagoa Santa, e Maquiné, em Cordisburgo.

Considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais pela Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Gruta impressiona pela dimensão, com 998 metros de extensão, sendo 220 visitáveis através de passarelas e escadarias, e pela profundidade de seus salões, com desnível de 30 metros. O espaço possui quatro salões com pinturas rupestres de oito, seis e dois mil anos e formações de estalagmite e estalactite. Destacam-se as Colunas Gêmeas, com aproximadamente 15 metros de altura e 30 centímetros de diâmetro.

Monumento Natural Gruta Rei do Mato - BR 040, Km 472, Bairro Universitário, Sete Lagoas
Fonte: Ascom/ Sisema

Nenhum comentário:

Postar um comentário