Seja bem-vindo

Seja bem-vindo ao Blog do Parque Estadual da Serra do Cabral.

Ajude-nos a proteger este patrimônio!!!

domingo, 14 de agosto de 2011

217 - Prevenção a incêndios florestais

O Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) é responsável pelas ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais, atividades pelas quais o IEF é a instituição responsável em Minas Gerais conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 10.312/90 , pelo Decreto nº 39.792/98 e pela Lei Delegada nº 79/03.

O trabalho é executado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar de Minas Gerais, especialmente o Comando de Rádiopatrulhamento Aéreo (Corpaer), através de um convênio firmado entre as duas instituições em 1993. O Previncêndio possui diversas ações efetivas para prevenção e combate a incêndios florestais, principalmente no entorno das unidades de conservação, das áreas de preservação permanente e de grande interesse ecológico.

Além do efetivo trabalho de combate aos incêndios florestais, que acontece principalmente entre os meses de maio e novembro (período mais seco do ano), o Previncêndio realiza campanhas educativas, especialmente junto às comunidades que vivem no entorno de unidades de conservação, sobre o uso correto do fogo.

Clique aqui ver a Cartilha do Previncêndio (.pdf 3MB) 

Disque Alerta de Incêndios Florestais - 0800 28 32323

Nenhum comentário:

Postar um comentário