Seja bem-vindo

Seja bem-vindo ao Blog do Parque Estadual da Serra do Cabral.

Ajude-nos a proteger este patrimônio!!!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

40 - Dez Mandamentos da Queimada Controlada

Para se queimar com racionalidade, é preciso seguir os Dez Mandamentos da Queimada Controlada.


1 - Obter autorização do IEF para queima controlada, Portaria n.º 122, de 02 de setembro de 2004. Ver locais na página "ONDE SER ATENDIDO NO PESCABRAL" . Em todos os lugares apresentados podem ser preenchidos os requerimentos de queima controlada menos a Sede do PESCabral.
Documentos necessários:
a. registro geral - RG ou cadastro de pessoa física (CPF) ou do cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ);
b. da certidão de registro de imóvel ou contrato de arrendamento ou parceria ou ainda, do comprovante de posse justa;
c. planta planimétrica ou croqui, para áreas requeridas superiores a 50 hectares, a critério técnico, onde deve constar, além das legendas convencionais, as coordenadas geográficas, bem como, a assinatura do responsável;
d. quando se tratar de posse justa - aquela havida de boa fé, por mais de um ano e um dia, isenta de litígio judicial e que não seja violenta, clandestina ou precária - a comprovação se dará pela declaração do possuidor, constante no verso do módulo do requerimento, constando também, a aquiescência de todos os confrontantes da área;
e. estão isentos da apresentação de documentos, todos aqueles que tiverem processo atualizado no IEF, para efeitos de exploração florestal, e isentos da apresentação de planta planimétrica, para áreas requerida até 50 hectares.

2 - Reunir e mobilizar os vizinhos, para fazer queimada controlada e em mutirão, de maneira que um possa ajudar o outro. Assim, o calor será menor e o solo será menos impactado com a temperatura.

3 - Evitar queimar grandes áreas de uma só vez, pois as distâncias dificultam o controle do fogo.

4 - Fazer aceiros, observando as características do terreno e altura da vegetação. Em terreno inclinado, o fogo se alastra mais rapidamente, devendo-se construir valas na parte mais baixa, para evitar que o material em brasa saia da área queimada. A largura dos aceiros deve ser 2,5 vezes a altura da vegetação em regiões de pastagens e/ou Cerrado ou, no mínimo, 3 metros, para o caso de queima controlada.

5 - Limpar completamente o aceiro, sem deixar restos de folhas ou paus, de qualquer natureza, no meio da faixa.

6 - Prestar atenção à força e direção do vento, à umidade e às chuvas. Só queimar quando o vento estiver fraco. Nunca comece um fogo na direção contrária dos ventos. Inicie no sentido dos ventos. Se a queima for realizada após as primeiras chuvas, é possível evitar o risco de o fogo escapar e evitar os danos causados pelo acúmulo de fumaça no ar.

7 - Queimar em hora fria. De manhã cedo, no final da tarde, ou à noitinha, é mais seguro, pois a temperatura é mais baixa e a vegetação está mais úmida.

8 - Nunca deixe árvores altas, sem serem cortadas, no meio da área a ser queimada. Elas demorarão a queimar, permitindo que o vento jogue fagulhas à distância, provocando incêndios em áreas vizinhas, sobretudo, se forem pastagens.

9 - Permaneça na área da queimada, após o fogo, pelo menos, por duas horas, a fim de verificar se não haverá pequenos focos de incêndio, na vizinhança, provocados pelos ventos.

10 - Tenha sempre disponível, para ser utilizado, em caso de ter de controlar o fogo, o seguinte material: a) enxada; b) abafador; c) foice; d) bomba costal; e) baldes com água.

Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-queimadas/os-dez-mandamentos-da-queimada-controlada.php - algumas partes do texto foram atualizadas para a nossa característica local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário