Seja bem-vindo

Seja bem-vindo ao Blog do Parque Estadual da Serra do Cabral.

Ajude-nos a proteger este patrimônio!!!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

30 - Projeto Estética Interiorana – VIII

Entre os dias 26 a 30 de abril, em Joaquim Felício, o Instituto AVIVA, com o apoio da SCFLOR, promove a oficina de Sensibilização Estético-Cultural do projeto “Estética Interiorana”.

Durante a semana, a comunidade participa de oficinas que têm como objetivo identificar, registrar, expor, formar acervo e consciência sobre a cultura interiorana de natureza imaterial manifesta através de imagens do dia-a-dia. Com sede na Escola Municipal Professora Odília Costa a oficina sai a campo para registros através de fotos e vídeos que irão compor uma exposição na cidade ainda este ano.

Por meio de palestras, oficinas e exposições, a iniciativa promove a participação ativa de toda a comunidade registrando e expondo fotos e vídeos sobre a sua própria cultura. As atividades teóricas e práticas no campo despertam nos participantes a capacidade de interpretar, compreender, expressar e interagir com o seu próprio contexto sócio-cultural. Iniciado em 2003 e viabilizado pelas Leis de Incentivo à Cultura, “estética interiorana” nesta oitava edição, contempla os municípios de Joaquim Felício, Padre Carvalho, Botumirim e Brasília de Minas.

Importância

No projeto “estética interiorana” imagens são leituras poéticas, revelam maneiras-mineiras. São imagens-imaginação, imagens-lembrança, memória e formam identidade sócio-cultural: Patrimônio imaterial da cultura interiorana.

Estas imagens expressivas da vida interiorana são manifestações estéticas presentes no dia-a-dia, nos modos e posturas corporais, presentes no desenho dos utensílios e ferramentas, nos adornos, nos atos do trabalho, nas festas e folias, nas casas e currais, pelos caminhos, nos ritmos dos gestos e falas, na imaginação simbólica e na leitura que o interiorano faz das imagens naturais, dos céus, dos cavalos de São Jorge na lua..., Imagens que apontam valores, orgulham e afastam preconceitos. Resgatam da memória, valoriza o patrimônio e fortalece a identidade sócio-cultural.

Para Elias e a equipe deste projeto é gratificante ir ao encontro dessas comunidades rurais e, encontrá-las felizes, revelando as tantas variadas culturas desse nosso Brasil.

FICHA TÉCNICA
Projeto Cultural: “Estética Interiorana - VIII”
Realização: Instituto AVIVA
Apoio: SCFLOR
Incentivo: Lei Federal de Incentivo à Cultura - MinC

Período da Oficina de Arte: 26 a 30 de abril de 2010.
Local da Oficina: Escola Municipal Professora Odília Costa
Rua Wandick Dumont, 66 - Bairro: Centro
Município: Joaquim Felício - MG

Contato:
Elias Rodrigues de Oliveira – responsável pelo projeto
(31) 8869-0928

Nenhum comentário:

Postar um comentário