Seja bem-vindo

Seja bem-vindo ao Blog do Parque Estadual da Serra do Cabral.

Ajude-nos a proteger este patrimônio!!!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

01 - PATRIMÔNIO DE BUENÓPOLIS E JOAQUIM FELÍCIO

Situado na parte central do Estado de Minas Gerais, o Parque Estadual da Serra do Cabral, criado por decreto estadual nº 44.121/2.005, tem uma área de aproximadamente 22.500ha e abrange os municípios de Buenópolis e Joaquim Felício. Alinha-se paralelamente a Serra do Espinhaço, com altitudes que variam entre 900 e 1.300 metros.

Parque Estadual é uma Unidade de Conservação de Uso Integral gerenciada pelo IEF – Instituto Estadual de Florestas, onde é permitida apenas a pesquisa científica licenciada, ações de educação ambiental e ecoturismo.

De acordo com estudos científicos, a Serra do Cabral foi considerada por fundações internacionais e por órgão do governo como sendo de extrema importância biológica e de importância muito alta para a conservação. Isto se vale pela presença de plantas endêmicas (plantas que só existem em um local específico), ricos mananciais de água e dos inúmeros registros arqueológicos.

Toda a rede de rios do Parque está localizada nas bacias dos rios das Velhas e Jequitaí, que representam os principais coletores de água da região para a grande bacia hidrográfica do rio São Francisco. São as águas que nascem no seu interior, pelo córrego Riachão e rio Embaiassaia, que alimentam as cidades de Buenópolis e Joaquim Felício.

O principal tipo de vegetação encontrado é o Cerrado, mas encontram-se também a vegetação rupestre que é aquela que se desenvolve diretamente sobre as rochas, os campos alagados onde a principal planta são as Sempre-vivas. Esses campos apresentam grande beleza, principalmente na época da floração. Outro tipo de vegetação são as Veredas que tem como principal característica a presença de Buritis em meio a campos alagados. As veredas são consideradas como área de preservação permanente, assim como as nascentes.

A fauna registra 36 tipos de mamíferos, dentre elas algumas ameaçadas de extinção: Tamanduá-de-colete, Cateto, Anta, Suçuarana, Jaguatirica, Onça-pintada e Lobo-guará.

Outro ponto de grande beleza e característico do Parque Estadual da Serra do Cabral são os importantes conjuntos de sítios arqueológicos representados principalmente pelas pinturas rupestres, tendo sido classificados como "Estilo Cabral". Predominam nessas pinturas as representações de animais, homens, plantas, aritmética e simulação de caça que datam de aproximadamente 1.600 anos atrás. Estudos já registraram mais de 70 sítios arqueológicos, inseridos em abrigos e lapas.

Os meses de junho a setembro são meses mais quentes e secos em nossa região. Infelizmente esta é a época onde mais ocorre o grande número de queimadas criminosas. Entre 2.007 e 2.008 foram queimadas mais de 1.400ha no interior do Parque e mais 1.100ha no seu entorno. A lei 9.985/2.000 e decreto 44.844/2.008 não permitem queimadas dentro de parques estaduais, porém caso você tenha vontade de realizar uma queima controlada no entorno basta procurar o escritório do IEF mais próximo e solicitar a sua licença.

Para maiores informações sobre o Parque Estadual da Serra do Cabral ligue: 38-3756-1301 ou 31-3774-8273.

Em caso de incêndios florestais ligue gratuitamente para a Força-tarefa Previncêndio: 0800-28-32323.

Nenhum comentário:

Postar um comentário